Estilos de yoga: qual devo praticar?
- Gabi Z Reis Yoga
- 26 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O yoga é uma prática que tem adeptos no mundo todo, só nos Estados Unidos são cerca de 40 milhões de praticantes. No Brasil esse número também vem aumentando cada dia mais.
Para atender as necessidades de todos, existem diferentes estilos de yoga, para diferentes tipos de pessoas.
É comum que na hora de escolher qual yoga praticar o aluno fique confuso com tanta variedade. Porém, na verdade, essa escolha fica fácil quando pensamos em qual é o meu objetivo com a o prática de yoga.
Vamos dividir os principais objetivos em 05:
1 - Gerenciar a ansiedade e estresses
2 - Manter a saúde e vitalidade
3 - Buscar um complemento para um treinamento físico
4 - Por indicação médica para algum tratamento terapêutico.
5 - Buscar pelo autoconhecimento
Tendo em mente qual o seu principal objetivo quando busca o yoga, a escolha de estilo pode ficar mais fácil. Porém, se você ainda não tem o seu objetivo bem definido, vale a pena experimentar os vários estilos e ver com qual você mais se identifica. O que também conta é a identificação com o professor, cada professor inevitavelmente transmite sua personalidade quando ensina, e a empatia entre professor-aluno conta muito. Aqui vamos listar os principais estilos de yoga. 1- Hatha Yoga Tradicional: como o próprio nome já diz, é o yoga mais antigo, pautado na tradição como foi ensinada há milênios. É uma prática mais suave - indicada para iniciantes - que consiste em ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (técnicas de respiração), relaxamento e meditação. O relaxamento, respiração e meditação auxiliam e muito na manutenção do estresses e ansiedade. 2- Ashtanga Vinyasa Yoga: é uma prática composta por uma série fixa de ásanas oriunda do Sul da Índia. Indicado para quem gosta de um trabalho mais forte a nível físico, porém não tão indicado para quem tem problemas articulares ou hérnias de disco. Na maioria das aulas não há meditação nem relaxamentos guiados. 3- Power Yoga: nascido nos Estados Unidos, é um método menos ortodoxo que o Ashtanga Vinyasa, pois não há uma série fixa de ásanas, mas ainda sim é uma prática forte e dinâmica. Por ser "adaptável" pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que haja, claro, um bom senso do professor e aluno. 4 - Iyengar Yoga: método desenvolvido pelo mestre B.K.S Iyengar, cujo objetivo principal é o alinhamento. Muito buscado por quem quer corrigir e alinhar a postura. 5 - Yogaterapia: desenvolvido nos Estados Unidos por Joseph Lepage, esse método tem como foco principal a cura trabalhando em diversos níveis do ser humano: físico, mental, espiritual e emocional. Além desses estilos citados acima, existem muitos outros. Não devemos esquecer, porém, que independente do estilo de Yoga todos devem ter o mesmo objetivo: reconhecer que somos a plenitude e felicidade que buscamos. Caso não haja essa abordagem, não podemos dizer que estamos praticando yoga. No Chandra Yoga você encontra aulas de Hatha Yoga Tradicional com uma mistura do Power Yoga, sempre visando o bem-estar do aluno. Discernimento e bom-senso são as palavras-chave na hora de decidir qual yoga praticar. Boa sorte e boas práticas! Namastê Gabriela Reis - Chandra Yoga Bauru

Kommentare