Aparigraha - o desapego
- Gabi Z Reis Yoga
- 8 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
O quinto Yama descrito no YogaSutra de Patañjali é Aparigraha, que pode ser traduzido como desapego ou não-possessividade. O desapego também está descrito na Bhagavad Gita com o nome de Vairagya. Podemos ver por aí a importância desse ensinamento no caminho para a liberdade.
Quando falamos de desapego, é possível que venha na nossa mente noções equivocadas, enxergando esse processo como algo doloroso ou sofrido. Entretanto, o desapego bem entendido causa o sentimento totalmente oposto: o de leveza.
Praticar o desapego é entender a real natureza do Ser como Ilimitado, livre e plenamente feliz. É saber que nossa felicidade genuína não depende de bens materiais nem de relacionamentos.
É claro que é gostoso comprar algo que desejamos, e ficamos mais alegres quando estamos perto de pessoas que amamos, não há nada de errado nisso. Mas quando nos tornamos dependentes de objetos externos e relacionamentos, achando que sem eles nossa vida não faz nenhum sentido, isso pode trazer muito sofrimento.
Treinar um olhar objetivo
Quando há um olhar objetivo para a vida, o desapego flui melhor. Ser objetivo, é enxergar as coisas como elas realmente são, sem projetar valores subjetivos sobre elas, sem o peso e a obrigação de que isso nos fará completamente feliz.
Um relacionamento está fadado ao fracasso quando existe uma relação de dependência, e isso se estende para relacionamentos amorosos, de amizade e até o modo de lidar com os bens materiais.
Lembrar da transitoriedade da vida
Tudo tem começo, meio e fim, então por que se apegar? Esse corpo é transitório, essa mente é transitória, os relacionamentos são transitórios. A sensação gostosa quando compramos algo novo acaba num piscar de olhos, o prazer que sentimos após comer uma comida saborosa também tem o seu fim.
Quando existe uma compreensão profunda sobre transitoriedade, começamos a lidar de maneira mais saudável com tudo o que permeia a nossa vida, abrindo mão da necessidade de segurar, de controlar tudo e todos.
A forma de nos relacionar com os desejos também muda quando compreendemos de forma profunda, que satisfazê-los não nos traz a felicidade permanente.
O ensinamento do yoga diz que somente o Ser, aquele que permeia tudo é eterno. Conhecer a natureza do Ser nos permite viver uma vida com mais coerência e tranquilidade.
Comments