Dṛṣṭi, as fixações oculares do Hatha Yoga.
- Gabi Z Reis Yoga
- 10 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Dentro da prática do Hatha Yoga, existem diversas técnicas cujo objetivo maior é um só: se concentrar no momento presente, trazer a mente para o aqui e agora.
Os Dṛṣṭis (pronuncia-se DRISTIS) é uma dessas técnicas extremamente eficaz. Consiste em fixar o olhar em um só ponto, que podem ser oito:
1. nasāgradṛiṣṭi, a fixação na ponta do nariz; 2. bhrūmādhyadṛiṣṭi, concentração no intercílio; 3. bhūcarīdṛiṣṭi, fixação ocular no vazio; e 4. parśvadṛiṣṭi, fixação ocular nas laterais.
5. agnidṛṣṭi, firmar o olhar no fogo, de uma fogueira ou uma vela; 6. tāra ou tārakadṛṣṭi, fixação da visão numa estrela; 7. candradṛṣṭi, estabilização do olhar na Lua; e 8. sūryadṛṣṭi, fixação no Sol na hora do alvorecer ou no ocaso.
Os quatro primeiros são os mais utilizados nas práticas de yoga.
Dentro do Ashtanga Vinyasa Yoga encontramos mais alguns dṛṣṭis, a saber:
1. nasāgradṛiṣṭi, a fixação na ponta do nariz;
2. bhrūmādhyadṛiṣṭi, concentração no intercílio;
3. nabhicakradṛiṣṭi, fixação do olhar no umbigo;
4. hastagraidṛiṣṭi, concentração numa mão;
5. pādayoragraidṛiṣṭi, fixação nos dedos dos pés;
6 e 7. parśvadṛiṣṭi, olhar para os lados (esquerdo e direito);
8. aṅguṣṭhamadhyaidṛiṣṭi, olhar para os polegares; e
9. ūrdhva ou antaradṛiṣṭi, dirigir o olhar para o alto.
Além de facilitar a concentração e a abstração dos sentidos (Pratyahara) durante a prática de yoga, os dṛiṣṭis também estimulam os músculos e nervos óticos e, através deles, o sistema nervoso central, auxiliando no processo de estabilização da mente.
São muito úteis contra depressão e ansiedade e melhoram a memória e a concentração. No plano sutil, estimulam o ājñacakra, o chakra que está localizado entre as sobrancelhas e cujas latências mentais são: força de vontade, determinação, paciência, perdão, plenitude, discernimento.
Os dṛiṣṭis podem ser feito tanto durante a prática de ásanas, quanto durante a prática de meditação.
Experimente e perceba os benefícios!
Boas práticas
Gabi
Comments