Os 5 kléshas ou formas de sofrimento da mente humana segundo o YogaSutra de Patañjali
- Gabi Z Reis Yoga
- 19 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Está descrito no capítulo II:3 do YogaSutra de Patañjali: avidyā-asmitā-rāga-dveṣa-abhiniveśāḥ kleśāḥ. Esse verso, quando traduzido, enumera os 5 kleshas ou formas de aflição e sofrimento humanas.
O primeiro, avidyā significa o não-conhecimento (a letra “A” antes de uma palavra em sânscrito, nesse contexto, significa negação), vidyā, o seu contrário é o conhecimento. Esse klesha está relacionado à ignorância do Eu, aquele que realmente sou.
É quando nos identificamos excessivamente com aspectos que não são intrínsecos à natureza do Ser: o corpo, mente, emoções, papéis que representamos no dia-a-dia, como mãe, pai, filho, companheiro…
Acontece também, dando um exemplo básico, quando nos identificamos e sofremos por não ter um corpo padrão, ou, trazendo para prática de yoga, quando não conseguimos realizar um ásana difícil, por exemplo. Em todas essas situações estamos sofrendo por algo que é totalmente passageiro e fugaz, enquanto aquele que Eu sou é eterno e completo.
Esse primeiro klesha é o que dá origem a todos os outros, ou seja, a ignorância sobre Si pode se apresentar na forma das outras quatro aflições: asmitā (egoísmo), rāga (desejo), dveṣa (aversão) e abhiniveśāḥ (medo da morte ou do “fim”), que respectivamente querem dizer: se identificar em demasia com as coisas do Ego; se apegar excessivamente aos desejos (rāga) e aversão (dveṣa) ao ponto da mente ficar escrava deles; e o medo da morte ou apego excessivo à vida.
O objetivo do Yoga é transcender esses sofrimentos, tentar enxergar que por trás de toda essa aflição existe uma calmaria.
E é através da prática de yoga que adquirimos um maior conhecimento sobre quem somos e podemos sutilizar os kléshas.
Auto-estudo (svadhyaya) através da meditação, estudo das escrituras, disciplina (tapas), uma vida de ações em harmonia com o Dharma (o bem comum), confiar em uma ordem maior (Ishvara Pranidhana), todo esse complexo constituí uma vida de yoga que certamente auxilia o praticante a viver de forma mais plena e feliz.
Comments