top of page

Os Valores do Yoga para uma vida mais feliz


Na BhagavadGita, um dos livros mais importantes dentro da tradição do yoga fala-se sobre 20 Valores para criar uma mente serena e contemplativa, apta para o autoconhecimento e felicidade.


Nesse post vou te contar mais sobre eles 6 deles:


1. Amanitvam (pronuncia-se AMANITUAM)- é a ausência de vaidade excessiva. Sabe aquele ego inflado? Aquela pessoa que se acha melhor que todo mundo ? Pois é, isso normalmente reflete em uma falta, uma sensação de vazio e inadequação. A pessoa não está segura sobre seus valores e tenta a todo momento "provar" que é bom, que merece respeito.. enfim! No yoga chamamos essa pessoa de MANI. 


Porém, esperar um respeito do outro pode trazer muita frustração. Esse respeito ou "adoração" pode nunca vir ou vir de forma insuficiente.


Por isso é legal que a gente reconheça o nosso próprio valor, nossas habilidades, e isso vem a partir do autoconhecimento.


Quando estamos seguros do que somos, não precisamos da validação do outro.



2. Adambhitvam - é ausência de pretensão. É quando a pessoa quer se mostrar algo que ela não é. Mentir sobre suas habilidades ou conquistas, contar sobre experiências que não viveu. Tudo para impressionar O OUTRO! Doido, né? Quando entramos nessa avalanche de mentiras ficamos tensos, com receio de que o outro descubra a verdade. A ausência de pretensão é não precisar mentir para se sentir bem, é estar tranquilo na própria pele.



3.Ahimsa - a não-violência.


Esse valor está descrito em vários textos do yoga. Ahiṁsā consiste em cultivar a não-violência em palavras, pensamentos e atitudes.


Esta prática é uma condição fundamental para que de fato possamos viver a vida de Yoga. Sem uma prática sólida de não-violência não há crescimento emocional.


4. Ksanti - a acomodação pacífica é o quarto valor.


Não se deve confundir esse ensinamento com apatia ou falta de atitude. Pelo contrário, o yogi ou yogini é aquele que luta pelo o que quer e pelos seus ideais, mas entende que pode ir até um certo ponto. E quando não há mais nada que possa fazer: aceita. Essa aceitação vem de uma forma tranquila, sem sofrimento ou lamentação. É entender que não podemos controlar tudo então, pra que sofrer?



5. O quinto valor é Arjavam - a retidão. Essa palavra em sânscrito deriva de rju, que significa flecha. É alinhar pensamentos, palavras e ações. Quando penso uma coisa, falo outra e ajo de uma forma diferente minha mente fica fragmentada, dividida e falta confiança em nós mesmos - será que vou cumprir o que prometi? Da última vez não o fiz! 


Retidão é ter um compromisso com a verdade, e cultivar esse compromisso nos ajuda a construir uma mente forte.


6. O sexto valor do yoga é Acāryopāsanam - dedicação ao mestre e ao ensinamento. Na tradiçao do yoga, o professor é o próprio ensinamento. Por isso existe um respeito e uma dedicação grande a ele. 


Esse valor sugere que o praticante, para alcançar os benefícios do yoga de forma integral, deve se dedicar verdadeiramente ao ensinamento - que não ocorre apenas dentro da sala de aula, mas, principalmente, na vida cotidiana.


Gostou? Nas práticas de yoga abordamos também sobre os valores.


Vem praticar comigo <3


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


(14) 99786-9046

©2021 por Chandra Yoga Bauru. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page