Vem saber um pouco mais sobre Virabhadrásana, a postura do herói
- Gabi Z Reis Yoga
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Vira significa “guerreiro”, bhadra “bom ou auspicioso”, e asana “postura”. Na mitologia hindu, Virabhadra é um guerreiro que nasceu dos cabelos de Shiva.

Segue a história, retirada do site Yogateria.com.br:
"Uma das versões da mitologia de Virabhadra é que o poderoso sacerdote Daksha fez um grande yagna – sacrifício ritual, mas não convidou sua filha mais nova, Sati – Também conhecida como Shakti, e seu marido Shiva, o governante supremo do universo. Sati descobre e decide ir sozinha para o yagna. Quando ela chega, Sati entra em uma discussão com seu pai e incapaz de resistir aos insultos do próprio pai, Sati tira a própria vida e se joga no fogo de yagna.
Quando Shiva descobre sobre a morte de Sati, ele cria o poderoso guerreiro Virabhadra e ordena que ele vá ao yagna e destrua Daksha e todos os seus convidados.
Shiva então chega ao yagna, e cheio de tristeza e compaixão, encontra o corpo de Daksha e lhe dá a cabeça de uma cabra, que o traz de volta à vida. No final, Sati também renasce.
A postura do guerreiro 1 – Representa Virabhadra quando ele emerge do subsolo, os braços estendidos para cima e olhando para cima.
A postura do guerreiro 2 – Retrata quando ele saca sua espada e corta a cabeça de Daksha.
A postura do guerreiro 3 – Incorpora Virabhadra ao pegar a cabeça de Daksha para colocá-la em uma estaca (braços estendidos para frente).
Muitas histórias mitológicas são, na verdade, metáforas para diferentes aspectos de nossas vidas.
A história de Virabhadra pode ser vista como uma metáfora para nos esforçarmos para superar nossas próprias fraquezas. O crescimento de nossa natureza de “guerreiro espiritual” inclui o desenvolvimento de coragem, foco inabalável e determinação para lidar com os momentos desafiadores de nossas vidas."
A postura do guerreiro é bem conhecida pelos praticantes, entre seus benefícios destacam-se:
- Fortalece as pernas, tornozelos, pés, ombros e braços
- Traz flexibilidade aos quadris, virilhas e ombros
- Aumenta a resistência física
- Diminui adiposidade na região dos quadris
- Aumenta a estabilidade física e emocional
- Acentua a ancoragem, a capacidade de atuar no mundo físico e de caminhar pela vida.
- Tonifica os músculos dos glúteos
- Relaxa a musculatura lombar
- Equilibra o sistema nervoso e é um bom treino para concentração.
No plano mais sutil, a postura do guerreiro atua no 1°, 2°, 3° e 4° chakras (Muladhara, Svadhistana, Manipura e Anáhata, respectivamente), trabalhando a coragem, prazer pela vida, segurança e amor universal.
Quando se fala em Ayurveda, a medicina da Índia, essa postura é benéfica contra o desequilíbrio do dosha Kapha, pois pessoas com desequilíbrio neste dosha tendem à preguiça e à inércia, devendo buscar, portanto, posturas que trabalham a força de vontade e determinação, como o guerreiro.
Boas práticas!
Namastê!
Gabi
Comments